IX Rio Claro Dança – FeedBack Do Festival By Francisco Ribeiro (Júri)


O festival de Rio Claro Mostrou qualidade em várias apresentações e Destacou-se algumas escolas devido ao trabalho de pesquisa e Construção dos elementos enquanto bailarinos.

O Luciana Junqueira de Ribeirão Preto veio com trabalhos diversos e mostrou uma escola eclética e que possui trabalho sério e de ótimo corpo docente. Não é por acaso que a diretora tem Patrocínio para a sua Cia Profissional, um trabalho sério só podia resultar bons frutos. Parabéns  A Luciana que apresentou uma escola com qualidade principalmente com uma solista clássica digna de Nota 9.9 Parabéns!

Dentre as Propostas de boa construção e de bom elenco surgem a Simone Bosco e a Rafaela Martins, Campinas e Rio Claro. Trouxeram boas proposta e coreografias dignas de primeiro lugar que estarão se destacando-se no mercado cada vez mais. Parabéns as duas escolas e pelos trabalhos cada vez mais ricos.

Várias escolas fizeram o espetáculo da noite de domingo ser mais completa e ter conteúdo, porém é preciso pensar que coreografar não é apenas uma boa música, mas também o bom figurino e uma apresentação em nível de produção, é para isso que estão caminhando os novos bailarinos do século 21. As vezes o elenco é bom e a coreografia não, as vezes a coreografia e boa, mas o figurino não.

Quando se monta trabalho de repertório clássico é necessário sempre pegar as variações ou os conjuntos da obra sem grande remontagens e sim as originais se o bailarino não consegue executar a obra da maneira original é melhor escolher outra obra, porém se a obra é simplista para ele adapte e ganhe força nela, agora nunca compare uma remontagem com bailarinos de renome com uma remontagem com bailarinos anônimos,esta ai a carga da hierarquia em dança, se uma estrela fez, você tem ao menos que entender o por que ela fez. E tentar caminhar com um passo de cada vez. Cautela e educação é tudo. Por mais que possamos estar certo, respeitar a hierarquia é fundamental.

Também voltando as construções coreográfica de variações as vezes a bailarina seria mais interessante num solo livre clássico do que numa variação, ou lembre-se que não se deve alimentar em excesso causa fadiga!

O que seria neo clássico? O que seria clássico livre? Se você digitar isso hoje na internet você obtém várias informações, mas o mais importante é que ambos são nas pontas para nivel intermediário e avançado. e que busca o novo em lingagem e concepção onde usa o classicismo par se desenvlver passando por uma liguagem ondular e acentuada.

O mais importante é que no interior de são paulo, cada vez mais encontramos bons trabalhos e bons elencos…e ótimas produções. O que não podemos esquecer é que precisamos ter bom senso e nunca parar de estudar.

Parabéns Rio claro, parabéns a Jacy Rhormmers  por está proporcionando um belíssimo espetáculo, por mais que as condições do Teatro sejam decadentes, já que Rio Claro Merece um teatro Reformado e em melhores condições.

Francisco Ribeiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: