Dicas Para AuDiçÕEs


Este slideshow necessita de JavaScript.

Algumas pessoas se questionam como chegar numa audição e até mesmo se valem a pena enfrentar uma banca ou colocar em risco seu potencial. Mas somos bailarinos/atores e fomos treinados para esse constante artifício ser avaliado constantemente. Não existe artista que não sofra com sua obra ou seu potencial avaliado, mas faz parte e o primeiro passo É…. Enfrentar tudo com traquilidade e lembrar que você é o que é!

Os primeiros passos para uma Audição é:

Qual o segmento da audição em dança?

Moderno, contemporâneo, jazz, estilo livre, clássico…etc…

O segmento já é um termômetro para saber se o seu perfil encaixa e se você curte o segmento em dança, as chances são maiores.

Qual o segmento na dramaturgia?

Em teatro, drama, ação, comédia, performance, épico…etc

Se você conhece o segmento e se interessa então se inscreva!

Qual o perfil da procura?

Magros, fortes, gordinhos, baixos, médios, indianos, mulatos, negros, asiáticos, pardos..etc

O perfil é um dos mais aceitos entre as variadas audições de Teatro Musical, pois ela reflete muito o que o espetáculo quer passar.

No caso de chicago, exemlo: homens altos, fortes, mulheres loiras ou negras (todas magras e definidas)…etc.

Dentro de segmento na dramaturgia, qual a história, roteiro…?

Saber do que se trata o musical, qual o fundamento. Se você não se identifica não vá nem sempre dinheiro é a resposta por seus problemas. As vezes uma má empreitada pode colocar em rico sua carreira artística. Saber qual o roteiro pode ser uma chave decidida para sua busca!

Exemplo, onde se passa?(país, cidade, etc) Chicago…exemplo, nos EUA, ano de 1924 década de 30 onde as mulheres são assassinas, numa comédia musical)

Canto?

Nem sempre no musical o bailarino/ator precisa cantar de verdade, ele pode apenas ser coro e nem sempre seu microfone pode estar ligado para isso podemos ter pit singers.

Também o bailarino precise apenas dançar e dublar, geralmente as audições escrevem em que tipo de canto estão interessados, tenor, sopranos, barítonos e etc.

As vezes ser afinado conta muito. Saber apenas onde entrar na música e onde parar é uma grande chance de entrar em qualquer lugar.

óbvio que ser solista ganha-se muito mais, mas para isso MUITAS AULAS de canto e um pouco de talento vai resolver seu problema.

Se não apenas treine com um professor em casa e faça os exercícios diários e em pouco tempo vai sentir uma diferença, mas lembre-se você é um corista e não um solista.

Que horas devo chegar?

É de grande importância que você chegue 30 minutos antes para entender o ambiente e para que você possa deixar seu currículo e relaxar, aquecer, e principalmente fazer apenas aquilo que saiba nunca faça algo que nunca fez para querer chamar a atenção, é uma audição e não uma aula aberta!

Chegar uma hora antes ou em cima da hora não é bom, faz você criar expectativas ou simplesmente ficar nervoso, ou ainda adiantar tudo…calma! Respire! Você já tem tudo!

Que tipo de roupa, cabelo e sapato usar?

Ai estar um caminho muitas vezes usados de formas errôneas. Se você vai prestar uma audição e estar se achando gordinho, não vá! Pois se encher de roupa não vai mascarar nada em você só atrapalhar.

Cabelo:

Se a audição é de dança, vá de cabelo PRESO! Use tic tacs no cabelo (franja), eles querem ver você e não seu cabelo( só no final se julgarem necessário ou no meio se no espetáculo a coreografia evidencia isso) Poder interpretar sem nada atrapalhando sua visão ou de quem lhe assiste é de extrema importância.

Roupa:

O preto sempre é uma cor nobre, desde de muito tempo. É um épico que merece nosso respeito. Ele fecha a cor! E com isso favorece linhas alongadas e mesmo aquelas sem ele faz elas existirem.

O colorido chama a atenção desnecessária e com isso termina dando a sua audição um caminho mais curto além de que você quer chamar a atenção com seu potencial e não coma roupa. Para isso você usa numa festa, na rua ou num jantar.

Lembre-se que roupas demais atrapalham e de menos também. Geralmente é sempre bom levar um casaquinho fino em caso de ar condicionado ou para que o corpo não esfrie. Polainas, calças largas, e macacões são mal vistos. Mostre seu corpo sem se tornar vulgar, e ao mesmo tempo sem lhe tornar um saco de lixo. Um collant bonito, com uma meia preta, ou um top com chortinhos de elastano, ou ate mesmo collant e chortinho. Sempre com meias e sapatilha, ou chorus line saltos, ou sapatilhas com leve saltos. O tênias geralmente atrapalham a performance numa audição, a não ser que seja de STREET DANCE!

Quando posso fazer uma audição?

Estar bem preparado é muito importante. Não adianta fazer DOIS ANOS de aula e se julgar profissional. É importante, fazer aulas e aulas. Do gênero e segmento o qual você quer atingir. E nunca parar! Pois você sempre será cobrado de tudo, enquanto artista!

Ter disciplina, vai importar muito numa audição ela será um fator que vai refletir no seu desenvolvimento no palco ou na sala de aula. A hora em que você vai ser avaliado tudo vem aflora em você mesmo vocÊ não querendo. Isso será inevitável.

Ser Humilde significa, nunca saber, mesmo sabendo…você sempre tem coisas a aprender. Ouvir demais é muito bem e falar demais é péssimo. O que mais se avalia e o que mais se presa é o silêncio e a análise. Treine isso em você!

Um estudante a bailarino precisa de 10 horas semanais de dança. Se você faz 3 horas perceba que realmente dois anos ainda é muito pouco para se julgar profissional.

Estudar muito, e concentra-se é a melhor receita.

Aulas de clássica ajudam a técnica, corrigindo musculatura e treinando toda a parte muscular, pelo uma aula de clássico é sempre bom, fazer na semana.

Aulas de Jazz, musical, contemporâneo, moderno, street, flamenco…são estilos e podem levar o dobro do tempo para que tenha o domínio parcial da mesma.

Aulas de alongamento facilitam o musculatura e corrige erros. Todo atleta bailarino deveria fazer duas vezes na semana.

Então seja paciente! Estude muito e nunca desanime. Lembre-se de tantos que demoraram anos no anonimato a fama tem 15 minutos porém o talento aliado, a disciplina, humildade e fama levam anos….e anos…

Comece Hoje mesmo!

Por Francisco Ribeiro

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Marcos
    abr 21, 2011 @ 14:50:26

    Gostaria de saber sobre testes para músicos

    Responder

  2. Júlia Marmund
    fev 02, 2015 @ 09:29:47

    Francisco, em primeiro lugar: Obrigada! O seu texto está muito claro e extremamente útil, não só para amadores e iniciantes como eu, mas para qualquer artísta. Parabéns pela sua generosidade em compartilhar informações tão importantes.
    Sucesso pra você, ou melhor: “mèrd” !

    Responder

  3. larissa ribeiro
    nov 15, 2015 @ 21:28:21

    Bom eu pretendo ser rapper mas eu to esperando uma certa idade eu tenho 12 e to esperando fazer 14 eu acho que vou ter mais recursos e um pouco mais madura mas eu tenho duvidas muitas duvidas…
    Eu n sei se eu canto bem minha família diz que sim mas sade como família é
    e quero contar pro brasil e pra coreia eu sou apaixonada pela coreia.
    Eu ouso vários rapper coreanos e o meu ídolo coreano é o rap monster do grupo bts.
    mas a minha principal duvida é se eu canto bem rapper ?
    (só boa em notas altas eu acho).

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: